Circuito Niemeyer

A Casa do Baile, a Igrejinha da Pampulha e a Cidade Administrativa são alguns dos lugares projetados pelo mestre Oscar Niemeyer

PERÍODO
DE 07/06/2012 a 31/12/2017

Local:

Veja o mapa

Belo Horizonte não tem mar, mas tem vários roteiros turísticos interessantes. Um deles pode ser chamado de Circuito Niemeyer e é formado pelo conjunto de obras do mestre em Belo Horizonte.

<>Começando pela Pampulha, onde concentram-se grande parte das obras, pode-se fazer um passeio pela Igreja São Francisco de Assis, ou Igrejinha da Pampulha, conforme é conhecida na cidade. Além do estilo único de Niemeyer, ela também tem a "mão" do paisagista Burle Marx e do pintor Cândido Portinari. A construção, feita em linhas curvas, é revestida de azulejos azuis e anéis que retratam a Via-Sacra. A Igrejinha abre de terça a sábado, de 09h às 17h, e aos domingos de 12h às 17h. Para saber mais sobre a obra, clique aqui.

<>Também na Pampulha, um lugar para se conhecer é a Casa do Baile. Inaugurada em 1942, ela fica em uma ilha artificial ligada à Orla da Pampulha por uma ponte de concreto. Desde 2002, abriga um centro que discute urbanismo, arquitetura e design. Abre de terça a domingo, de 09h às 19h. Clique aqui para ler mais. Ainda na Pampulha, há o Iate Tênis Clube que o próprio Niemeyer definiu como "uma casa-barco de linhas duras que se lança sobre as águas tranquilas da Lagoa".

<>Finalizando o passeio pela região da Pampulha, os visitantes podem conhecer o Museu de Arte Moderna (MAM). Originalmente, ele havia sido construído para abrigar um cassino, em 1943. No entanto, desde 1957, o prédio projetado por Niemeyer funciona como museu, com acervo que chega, hoje, a 1400 obras. Abre de terça a domingo, de 09h às 19h. Leia mais aqui.

<>Mas não é só na Pampulha que existem obras do Mestre. Foi inaugurada em 2010 a Cidade Administrativa Tancredo Neves, projetada por ele para abrigar a sede do Governo de Minas Gerais. Possui cinco edificações: Palácio Tiradentes, dois prédios (edifícios Minas e Gerais), secretarias de Estado Centro de Convivência e Auditório Presidente Juscelino Kubitschek além outras unidades menores. Leia mais a respeito aqui.

<>Na região central de Belo Horizonte, mais duas edificações importantes projetadas por Niemeyer - a Biblioteca Pública Estadual e o prédio que leva o nome do arquiteto: o Edifício Niemeyer. A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa foi criada em 1954, pelo então governador Juscelino Kubitschek. Embora o projeto arquitetônico tenha sido de Niemeyer, o projeto nunca foi totalmente concluído. Muito perto dali encontra-se um dos mais charmosos edifícios da cidade, o "Niemeyer". O estilo sinuoso, em curvas, lembra as linhas das serras mineiras.


Envie por Whatsapp


voltar