Programação na Casa Fiat de Cultura

Confira a programação da Casa Fiat de Cultura.

PERÍODO
DE 01/05/2017 a 25/12/2017

Local:

Veja o mapa

 
A Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade, integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. O prédio, de cinco andares, ganhou fachada e foi todo revitalizado para receber obras de arte da instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fiat Automóveis e demais empresas do Grupo Fiat. Sua finalidade é difundir a cultura brasileira e mundial, promovendo a integração social através de atuação junto às comunidades e grupos sociais de todos os segmentos.
 
Horário de Funcionamento:
 
Terça, quarta, quinta e sexta das10h às 21h.
Sábado, domingo e feriados das 10h às 18h.
 
 
Confira a programação do mês na Casa Fiat de Cultura:
 
 


 
“O TEMPO DOS SONHOS: ARTE ABORÍGENE CONTEMPORÂNEA DA AUSTRÁLIA”.
 
Trata-se da mais abrangente exposição de arte aborígene australiana vista na América Latina! São mais de 70 obras entre pinturas, esculturas, litografias e bark paintings (pinturas em entrecasca de eucalipto). E mais de 60 artistas, entre eles Rover Thomas e Emily Kame Kngwarreye.
 
De 19 de setembro a 19 de novembro de 2017, Belo Horizonte (MG) conhecerá O Tempo dos Sonhos: A Arte Aborígene Contemporânea da Austrália na Casa Fiat de Cultura. Um acervo de mais de 70 obras, entre pinturas, esculturas, litografias e bark paintings (pinturas em entrecasca de eucalipto). A mostra apresenta a expressão artística contemporânea e narrativas da cultura aborígene com obras representativas das diversas regiões daquele país continente. Toda a programação é gratuita.
 
A seleção abrange desde a década de 1970, período em que a Austrália deu início a políticas de valorização e resgate dessas comunidades, e de um movimento em prol da difusão de sua rica e diversificada arte. A exposição conta com obras de renomados artistas, como Rover Thomas e Emily Kame Kngwarreye, e já passou por São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília. Depois de Belo Horizonte, seguirá para Curitiba.
 
 
Programa Educativo
 
O programa educativo da exposição O Tempo dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália na Casa Fiat de Cultura compreende três eixos de mediação:
 
1)      Estético-Artístico: aborda o mercado de arte e as relações estabelecidas entre arte, artefato, artesanato e cultura popular, além do binômio abstração versus figuração e o uso de suportes e pigmentos naturais na produção artística.
 
2)      Histórico-Antropológico: propõe uma reflexão sobre o Homo Sapiens moderno, suas migrações, mitologias e arte rupestre (ancestral e urbana). Também aborda as comunidades tradicionais no mundo contemporâneo, bem como a história da Austrália.
 
3)      Eixo Crítico-Social: discute os processos de colonização e aculturação, evocando conexões com a questão indígena brasileira na atualidade, além de temas ambientais e peculiaridades da Austrália.
 
Ateliê de Visitação (para grupos agendados)
 
Pintura étnica: a partir das discussões propostas em galeria, os grupos serão estimulados a produzir padronagens com referências étnicas. A prática deve se desdobrar em uma reflexão sobre identidade, ancestralidade, alteridade e colonização, apropriação e hibridação cultural.
 
Ateliê Aberto
 
Ateliê Aberto de Tintas Artesanais: os visitantes serão estimulados a fabricar suas próprias tintas e a criar composições de cor em suportes variados. Durante o Ateliê, serão abordadas temáticas relativas à terra e à natureza como elementos primordiais, presentes na essência de cada um de nós. Serão fabricadas tintas a óleo e acrílica. As crianças até 2 anos trabalharão com materiais à base de ingredientes de origem comestíveis.
 
Dias 7, 8, 14 e 15 de outubro
10h às 12h – Famílias e crianças até 12 anos
14h às 18h – Maiores de 12 anos
 
Lotação: 15 vagas (dispensa inscrição)
Crianças de até 5 anos deverão ser auxiliadas por um adulto responsável.
Crianças até 10 anos deverão ser acompanhadas por um adulto responsável.
Todos os participantes deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas, adesivos e outros materiais.
 
Formação de professores
 
Pintura Acessível: a partir de uma discussão sobre as possibilidades de interpretação cultural das cores, o grupo será convidado a produzir composições abstratas com tintas texturizadas. Após a secagem, as produções deverão resultar em representações táteis da combinação de ideias, significados e conceitos.
 
Dias 26, 27 e 28/09, da 19h às 21h
Inscrições de 12 a 22/09 (terça a sexta, pelo telefone 3289-8910).
Lotação: 15 vagas.
 
OBS: A Casa Fiat de Cultura oferece certificado, mediante cumprimento mínimo de 75% da carga horária.
 
SERVIÇO
 
Exposição                                                                                                                                                       
 
O Tempo dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália na Casa Fiat de Cultura
 
19 de setembro a 19 de novembro de 2017
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita
 
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

eventos no local

Envie por Whatsapp


voltar