Programação no Espaço do Conhecimento UFMG

Confira a programação do Espaço do Conhecimento UFMG.

PERÍODO
DE 21/03/2016 a 25/12/2017

Local:

Veja o mapa

 
 
A observação de planetas, estrelas e tantos outros astros que povoam nosso universo volta à programação de sábado do Espaço do Conhecimento UFMG. Desde Abril, a atividade será retomada no Terraço Astronômico, que acaba de ganhar mais um telescópio.
 
Com chegada do novo equipamento, um refrator com 120 milímetros de abertura, com tecnologia capaz de melhorar a qualidade da observação dos corpos celestes, o Espaço conta agora com dois telescópios. Assim, o público poderá contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. Será possível, por exemplo, ver a Lua e um planeta em uma única visita ao museu.
 
A chegada do outono faz com que o anoitecer ocorra mais cedo e facilita a observação do cosmos, que volta a ser realizada todos os sábados, das 19h às 21h, no quinto andar do Espaço, com o acompanhamento da equipe do Núcleo de Astronomia.
O Terraço Astronômico possui um teto retrátil e tem entrada gratuita. O acesso é feito por meio da retirada de uma senha individual na recepção do museu. São distribuídas 120 senhas, por ordem de chegada, no dia da observação, a partir das 18h.
 
Observação Noturna
 
Data: Todos os sábados. A partir de 8 de abril
 
Horário: 19h às 21h
 
Local: Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
 
Entrada: Retirada de senha, na recepção, uma hora antes da atividade

 


 
Contação de histórias, intervenção teatral e percurso temático acontecem entre os dias 12 e 22 de dezembro
?
Apesar de jovem, Belo Horizonte acumula uma vasta bagagem cultural. São 12 décadas de costumes que se enraizaram na capital mineira e deram origem a muitas manifestações artísticas. Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a entrar no clima das festas populares. A intervenção teatral Festa na Praça: Brincando de Fazer Festa traz peças que contam a história das festividades que tomam conta de praças e parques da cidade. 
 
A atividade faz parte da programação de Natal do museu. Além dos esquetes teatrais, os visitantes também poderão mergulhar nos Causos da Metrópole, contação de histórias sobre lendas urbanas que habitam o imaginário dos belo-horizontinos, como a Loira do Cemitério do Bonfim, o Tinhoso que dança gafieira na Avenida Vilarinho e o fantasma que vive no Palácio das Artes. Os visitantes também podem participar compartilhando narrativas que conhecem.
 
Programação de Natal
A programação especial de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG está repleta de atividades que celebram e refletem sobre a história de BH. Sessões no Planetário, oficinas, percursos temáticos, contação de histórias e sarau acontecem de 12 a 22 de dezembro. Durante essas duas semanas, o museu funciona em horário diferenciado, das 14h às 21h, de terça-feira a domingo. Para mais informações, acesse o site ou confira as nossas redes sociais. 
 
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.
 
Serviço:
 
Programação de Natal do Espaço do Conhecimento UFMG
 
De 12 a 22 de dezembro
 
Festa na Praça: Brincando de Fazer Festa
 
Quando: 16 e 17 de dezembro, às 19h30
 
Participação: gratuita mediante retirada de bilhete na recepção
 
Classificação: livre 
 
Causos da Metrópole
 
Quando: 16, 17, 21 e 22 de dezembro, às 17h30
 
Participação: gratuita mediante retirada de bilhete na recepção
 
Classificação: a partir de 6 anos 
 
Percurso Janela Lateral
 
Quando: 14, 17, 19 e 21 de dezembro, às 16h30
 
Participação: gratuita mediante retirada de bilhete na recepção
 
Classificação: livre

 

 
Programação Fixa
 
Exposição Demasiado Humano - É a principal exposição do museu, ocupando o terceiro, quarto e quinto andares do edifício. O conceito da montagem é a busca do conhecimento e a compreensão do universo. A exposição está dividida em três momentos: “O Aleph”, “Origens” e “Vertentes”. A montagem utiliza diversos recursos audiovisuais e interativos, possibilitando ao público uma experiência visual, tátil, sensorial.
 
Exposição Escala - A exposição reúne uma série de imagens que apresentam a relação de escala entre macro e micro objetos, através de várias possibilidades de representações com fotografias, ilustrações, imagens extraídas de telescópios, microscópios, sensores etc. A mostra está em toda a escadaria interna do edifício.
 
Sessões de planetário - No planetário do Espaço do Conhecimento UFMG o público tem uma visão de 180º por 360º em um domo de 9 metros de diâmetro. O ambiente se transforma em cinema imersivo, com sensação de profundidade e total envolvimento. Instalado no quinto andar, com cadeiras reclináveis e sala climatizada, o planetário tem capacidade para 65 pessoas e funciona em sessões regulares, ao longo de todo o dia.
A entrada no planetário custo R$ 6 a inteira e R$ 3 a meia. Estudantes do sistema público, professores licenciados e associados ao International Council of Museums não pagam. As sessões não são recomendadas para crianças menores de 4 anos
A programação completa do planetário está aqui: http://www.espacodoconhecimento.org.br/?page_id=2480 
 
Jogos do Conhecimento - Jogos do Conhecimento são ações educativas em jogos de tabuleiro, ligadas ao Grupo de estudo em Jogos, UFMGames. O objetivo é aproximar o público de jogos que fazem parte de diferentes tradições culturais, proporcionando múltiplas experiências e instigando a curiosidade de crianças, jovens e adultos.
Todas as quintas-feiras, a partir das 17 horas, sessões de jogos abertas ao público. A participação está condicionada à lotação do espaço que, atualmente, comporta 25 pessoas.
 
Terraço astronômico - O terraço astronômico fica no quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG e possui um telescópio e teto retrátil, que permite a observação do céu noturno. Todas as visitas acontecem às quintas-feiras e são guiadas e orientadas pela equipe de astronomia do Espaço. O acesso é totalmente gratuito, basta apenas retirar senha na recepção do museu. São 120 senhas disponíveis por dia, distribuídas a partir das 17h30.
 
 
Serviço:
 
Local: Praça da Liberdade, 700
 
Entrada gratuita
 
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br/ (31) 3409-8350

eventos no local

Envie por Whatsapp


voltar